Proposta Pedagógica

"Proporcionar um aprendizado afetivo através de aulas diferenciadas em que os alunos tenham experiências teóricas e práticas, ampliando seu repertório de ações e preparar o aluno de maneira integral para a vida, na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania, tornarem-se cidadãos independentes com consciência social e democrática".

Desde a criação do Colégio Lumiar, é mantido o compromisso com o aperfeiçoamento da Proposta Pedagógica e, para isso, a instituição busca sempre inovações, técnicas e melhorias constantes no atendimento aos alunos e aos pais. Terão mais chances de realização pessoal e profissional a pessoa autônoma e competente, ativa em relação à aprendizagem, capaz de identificar e solucionar problemas, de estudar e pesquisar continuamente, buscar grandes quantidades de dados em diversas mídias, organizá-los e transformá-los em conhecimento aplicável.

O Colégio Lumiar participa, juntamente com a família, da formação dos valores morais e sociais da criança. É também dentro do período de aprendizagem formal que o aluno deverá aprender a se conhecer, se automotivar, compreender o outro e se fazer compreender, gerar empatia, persistir diante de frustrações, ou seja, a se desenvolver emocionalmente.

Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. Assim, o Colégio desenvolveu um programa de capacitação contínua e rigorosos critérios de seleção de profissionais. Quinzenalmente, todos os professores têm reuniões com suas coordenadoras para trocar informações, refletir sobre questões pedagógicas e temas da atualidade. Participam também de cursos, palestras e congressos.

Definimos o Colégio Lumiar como uma escola com pedagogia afetiva – uma pedagogia cuja eficiência e eficácia foram testadas desde sua fundação. Uma pedagogia que dá certo. A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. Por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um.

Embasando o material didático, a equipe do Colégio Lumiar é somatória de habilidades, conhecimentos, personalidades e opiniões diversas, a Pedagogia Afetiva enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético, e na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania.

Na Educação Infantil, as crianças brincam e aprendem brincando, porque brincar é fundamental para elas, é ai que se deparam com os desafios que levam a encontrar respostas aos seus questionamentos para, em seguida, irem à busca de outros desafios. Brincando, jogando, a criança cresce e amadurece. Através das aulas diferenciadas, os alunos com brincadeiras integram-se as diferentes áreas do aprender, a matemática, a linguagem, o movimento, a arte, a socialização, o ritmo, a natureza e a sociedade. Desenvolvendo também a identidade e autonomia.

Quando falamos em aulas diferenciadas, queremos dizer que as aulas são focadas no aluno. Para que isso aconteça é necessário um corpo docente especializado e o Colégio Lumiar possui um processo seletivo muito rigoroso. Todos os professores são submetidos a um teste para avaliar seus conhecimentos, todas as referências de escolas anteriores são consultadas e, por último, ele ministra uma aula para banca examinadora, composta por coordenador e Diretora Pedagógica. Para garantirmos a qualidade de nossos serviços, o Colégio Lumiar reúne sua equipe pedagógica para realizar Reuniões Pedagógicas: neste momento os professores irão discutir problemas de aprendizagem, fazendo planejamento e traçando metas para os alunos com dificuldade. Assim, nossas aulas são diferenciadas, os professores estão sempre atentos e observando quem está aprendendo; as aulas são dinâmicas, pois os professores interagem com os alunos, fazendo com eles participem, através de perguntas, jogos, brincadeiras e até representações, onde o professor vira um contador de histórias.

Garantimos que nossos alunos estão aprendendo com facilidade, pois o equilíbrio emocional é imprescindível para o processo de aprendizagem, assim tornarem-se cidadãos críticos e independentes.